
DRA. ANA PAULA SUSIN OSÓRIO
CARDIOLOGIA E ECOCARDIOGRAFIA

DR. ÉDER QUEVEDO
CARDIOLOGIA CLÍNICA E INTERVENCIONISTA

Orientações para Exames
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO
O exame consiste em introduzir uma sonda de ultrassom através do esôfago (como ocorre em uma endoscopia digestiva), porém sem visão direta, possibilitando investigar com detalhes, determinadas estruturas do coração e grandes vasos, com imagens de alta qualidade devido a sua proximidade com o coração. É feito com anestesia local da orofaringe (com spray de lidocaína) e sedação.
-
Trazer documento, carteirinha do convênio, pedido médico e guia autorizada pelo convênio;
-
Chegar 30 minutos antes do horário agendado;
-
Vir acompanhado de um responsável legal, que deverá permanecer no local até o final do exame;
-
Trazer exames cardiológicos recentes (se houver);
-
Antes de iniciar o exame retirar a prótese dentária, caso faça uso;
-
MEDICAMENTOS: Tomar os medicamentos normalmente (com o mínimo de água possível). A necessidade de suspender ou não os medicamentos para a realização do exame, deverá ser indicada pelo médico do paciente;
-
Jejum total (inclusive água) de 6 horas antes do exame.
Cuidados após o exame:
-
A anestesia da garganta é de curta duração; porém é recomendado que se evitem alimentos muito quentes ou secos na primeira hora após a realização do exame;
-
Ingerir alimentos líquidos ou pastosos no dia do exame e retomar a alimentação habitual somente no dia seguinte;
-
O paciente será liberado somente após acordar da sedação. Na primeira hora após a sedação, pode persistir algum grau de sonolência ou tontura. Como pode persistir algum efeito sedativo por até 12 horas, o paciente deverá evitar atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou manusear máquinas.
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME ECOCARDIOGRAMA SOB ESTRESSE FARMACOLÓGICO
O exame consiste na administração endovenosa de medicamentos como a dobutamina e o dipiridamol, com registro simultâneo das imagens do ventrículo esquerdo pelo ecocardiograma.
Os medicamentos utilizados aumentam o trabalho cardíaco e o consumo de oxigênio do miocárdio, permitindo diagnosticar falhas na contração do músculo cardíaco, que, na maioria das vezes, são decorrentes de obstruções das artérias coronárias.
O exame é indicado quando há suspeita de obstrução nas artérias do coração (coronárias).
Possui um papel especial nos pacientes que são incapazes de realizar esforços físicos, como o teste ergométrico (esteira).
ORIENTAÇÕES:
-
O uso de medicamentos betabloqueadores deve ser suspenso idealmente 72 horas (3 dias) antes do exame, sempre de acordo com as orientações do seu médico cardiologista.
-
Exemplos de medicações betabloqueadoras: Propranolol, Atenolol (Ablok), Metoprolol (Selozok), Carvedilol (Ictus), Bisoprolol (Concardio, Concor), Nebivolol (Nebilet)
-
Não é necessário suspender medicamentos para Hipertensão (pressão alta), colesterol, ácido acetilsalicílico (AAS/aspirina) e anticoagulantes
-
Obrigatória a presença de acompanhante (adulto) com documentos
-
Jejum de 4 horas (incluindo líquidos)
-
Trazer exames anteriores e Eletrocardiograma (ECG) realizado nos últimos 30 dias
-
Trazer requisição do exame, documento de identidade e carteira do convênio
-
Chegar com 30 minutos de antecedência
COMO É FEITO:
Após a realização de uma ecocardiograma convencional, o paciente recebe medicamentos por via intravenosa (aplicados na veia) e em doses crescentes a cada 3 minutos (chamados “estágios do exame”), promovendo aumento da frequência e da força de contração do coração. Durante a realização do exame, são verificados continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue. O paciente permanece em repouso durante 30 minutos após o término do exame. Após 60 minutos, pode retornar à sua rotina, sem restrição de dieta. Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser ingerida normalmente.